FACEBOOK MUDA A REGRA DOS 20% DE TEXTO EM IMAGENS

FACEBOOK MUDA A REGRA DOS 20% DE TEXTO EM IMAGENS

Até pouco tempo atrás, o principal motivo para a reprova de um anúncio no Facebook era não respeitar a regra dos 20% de texto em imagens.

Agora, para a alegria de muitos, o Facebook mudou esta regra, porém isso não significa que ela não exista mais, apenas sofreu algumas mudanças importantes para quem faz anúncios no Facebook.

Se antes o Facebook rejeitava anúncios com mais de 20% de texto, agora os anúncios com mais texto são aceitos, mas aqueles com até 20% terão mais destaque.

Em um primeiro momento, a mudança pode parecer boa, pois a limitação era sempre vista como um obstáculo para designers e profissionais de marketing. Mas talvez não seja o caso de ser tão otimista.

No lugar da ferramenta Grid, surgiu um guia visual mais moderno e fácil de entender. É a ferramenta chamada Text Overly  que permite fazer upload da imagem para ver se a concentração de texto está acima ou abaixo de 20%.

Essa ferramenta foi atualizada e agora você pode ter um feedback instantâneo a respeito da quantidade de texto que cada anúncio possui, além da categoria em que ele se enquadra.

São 4 categorias:

  • Texto da Imagem: OK
    Imagens classificadas como OK, terão os anúncios rodando perfeitamente e alcançando a maior quantidade de pessoas possível. Isso porque, é o estilo de imagem que o Facebook recomenda, ou seja, com pouco, ou nenhum, texto.
  • Texto da Imagem: Baixo
    Neste caso, o seu anúncio já terá o alcance um pouco prejudicado. O Facebook considera a sua imagem com texto além do que o recomendado, mas continua entregando seus anúncios.
  • Texto da Imagem: Médio
    Anúncios com imagens classificadas na categoria “Médio”, irão atingir menos pessoas que o ideal. Dependendo do seu objetivo com o anúncio, é melhor mudar a peça!
  • Texto da Imagem: Alto
    No caso de sua imagem ser classificada com alto índice de texto, significa que o Facebook não irá exibir o seu anúncio ou você irá alcançar um público bastante restrito. Se possível, considere sempre alterar a imagem. Afinal, você irá desembolsar uma quantia para patrocinar um anúncio que quase não será visualizado.

Basicamente, quanto menor a quantidade de texto, mais público você atingirá com seu anúncio. Então, ainda vale a pena cuidar da quantidade de texto em suas imagens e testar elas no guia visual antes de patrocinar.

Dicas para reduzir a quantidade de texto nos anúncios:

  • Caso precise incluir texto na imagem, reduza o tamanho da fonte do texto.
  • Faça com que a maior parte do texto que usar fique na caixa de texto e não diretamente sobre a imagem do anúncio.
  • Evite espalhar texto por toda a imagem.

Quando a regra não se aplica?

  • Cartazes de filmes, de concertos e festivais de música, de shows de comédia e de eventos esportivos
  • Capas de livros e de álbuns
  • Imagens de produtos – quando o produto inteiro pode ser visto, não apenas um zoom na imagem dele
  • Screenshots de aplicativos e de games
  • Caligrafia, cartoons, tirinhas
  • Infográficos

E o que conta como texto?

  • Logotipos: Qualquer logotipo baseado em texto é contado como texto, seja qual for o tamanho ou o alinhamento;
  • Marca d’água: Marcas d’água são consideradas como texto, mesmo que sejam obrigatórias;
  • Números: Todos os números são considerados texto

O Facebook facilitou o processo, mas ainda é preciso ficar atento, pois existem consequências previstas para os anunciantes que passem dos 20% de concentração de texto. Essa atualização permite fazer testes, mas usar pouco texto nas imagens dos seus anúncios continua sendo a melhor opção.

 

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